03/09/2013

Validade das maquiagens. Fique de olho!



Oi garotas, tudo bem? O post de hoje é sobre validade. Pesquisei mais do assunto e vim falar pra vocês. O problema é que INFELIZMENTE maquiagem tem validade. E passou da validade, já era.




E as estatísticas não mentem, 9 em cada 10 mulheres usam maquiagem vencida. Algumas não se dão conta que a maquiagem venceu, outras acham que não há problema. Mas o uso de maquiagem vencida pode ser um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, e pode ocasionar alergias, contaminação ou infecção por bactérias, principalmente na área dos olhos.

Sendo assim, vou deixar algumas dicas para aumentar a validade da sua maquiagem e alguns cuidados que nós precisamos tomar: 

- Antes de comprar um produto, verifique a validade. As vezes as promoções nos enganam e acabamos comprando produtos quase vencidos.
- A consistência do produto influência na validade. Quanto mais seco, mais o produto dura. Maquiagens em pó e compactas duram mais do que maquiagens líquidas e cremosas.
- Alguns produtos vem com a data de fabricação/validade estampada na caixinha de papelão. O problema é que a maioria das pessoas joga essa caixinha fora. Se esse é o seu caso, compre mini etiquetas e cole nos seus produtinhos com as datas para que você não esqueça.
- Procure não emprestar seus cosméticos para outras pessoas. Maquiagem são itens muito pessoais, ainda mais máscaras, glosses e produtos que você não pode esterilizar depois.
- NUNCA, JAMAIS guarde suas maquiagens no banheiro. Isso diminui a validade delas em mais de 60%. Guarde-as em um lugar arejado, longe do calor ou da umidade.

Agora vou falar um pouco sobre cada tipo de produto e suas validades estimadas.  Mas é muito importante que você verifique a validade que está na caixinha do produto. Ela sempre mostra o período com mais precisão.


Imagem do Google.

# Base Oil Free: 12 meses | Base com Óleo: 18 meses | Corretivo: 18 meses.
Quando a base ou corretivo passa da validade ele começa a mudar de cor e textura. Muitos começam a ficar mais escuros e começam a empelotar ou separar os ingredientes(tipo bifásico), e você precisa ficar “misturando” para que ele se torne uniforme novamente. Tá na hora de jogar fora amiga!


Imagem do Google.

#Batom: 12-18 Meses | Gloss: 6-12 Meses.
O batom vencido costuma ficar com cheiro ruim e fica seco. O gloss costuma mudar de textura.


Imagem do Google.

#Pó Solto ou Compacto, Iluminador, Blush, Bronzer e demais produtos em pó: 18-24 Meses.
Ser higiênico com suas ferramentas(pincéis ou esponjas) aumenta a duração de seus cosméticos. Se você usar pincéis ou esponjas sujos, pode diminuir a validade deles para 6 meses. Evite usar o mesmo pincel em várias maquiagens e sempre lave após o uso.



Imagem do Google.
#Delineador, Iluminador, Blush, Primer para olhos ou rosto e demais produtos em creme/líquidos: 6-12 Meses.
Fechar o produto bem fechado, deixar pouco tempo aberto, longe de umidade, calor, usar ferramentas limpas ajudam a conservar o produto.



Imagem do Google.

#Sombra em pó solto ou compacta: 24 meses | Máscara para cílios: 3-6 meses
As maquiagens em pó são as que mais duram, e você nota que elas estão passando da validade quando elas começam a ficar muito duras e difíceis de aplicar, ou pouco pigmentadas.
Uma dica que ajuda a máscara a não ficar dura é não bombear ar para dentro da máscara, naquela tentativa de pegar mais produto.

Então meninas, vamos fazer uma limpeza no cantinho de maquiagem e ver se tudo está dentro da validade? Deixem os comentários aqui embaixo.




2 comentários:

Olá! Antes de mais nada, obrigada por estar comentando no meu blog!

Fique a vontade para deixar sua sugestões, opiniões e criticas construtivas.
Deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer!
Para evitar constrangimentos, os comentários são primeiramente visualizados e moderados por mim, e depois postados.
Beijos e volte sempre! <3